sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Começou o Atelier de Criação!

Nesta quarta-feira iniciamos uma fase de experimentação, criação e transmissão de estratégias e pontos de vista artísticos. Com um grupo variado de artistas, alguns mais jovens outros mais experientes, todos com trajetórias singulares e diferentes percursos na dança, seja em dança contemporânea, frevo, hip hop, teatro, pilates, psicologia, performance art e etc.

Com a orientação do professor Nuno Bizarro, o Atelier de Criação iniciou com a oficina de Feldenkrais e improvisação. Um primeiro momento de encontro, conhecendo o outro através de si e do espaço, se conhecendo através do toque, da pele, dos ossos, das articulações, do peso e do movimento. Uma abertura ao outro e à outras formas de agir.

O lugar onde trabalhamos, o estúdio da Cia Compassos, no centro do Recife, tem as janelas bem abertas, por onde atravessam os sons da cidade, contextualizando a nossa prática no presente da realidade recifense.

E seguimos investigando possibilidades, escrevendo com o corpo e com palavras, oferecendo danças privadas, arriscando composições que "não precisam parecer a coisa alguma".

Este processo está apenas começando, hoje tem mais!

...............................................................................................

OFICINAS >> 13 a 31 de outubro / segunda à sexta das 14h às 18h

> APROXIMAÇÃO AO MÉTODO FELDENKRAIS E IMPROVISAÇÃO

O Método Feldenkrais situa-se entre a prática artística e a pesquisa científica. Trata-se da transmissão do sistema desenvolvido pelo físico Moshé Feldenkrais na primeira metade do século XX,na França. Baseado em uma compreensão das leis da física e de suas influências no corpo, o método aborda funções humanas básicas (caminhar, sentar, deitar, levantar) e seu objetivo é desenvolver a capacidade cognitiva dos participantes para mover se com o mínimo de esforço e máximo de eficácia. As sessões de improvisação se desenvolvem a partir de uma grande escuta do corpo e espaço e oferecem ferramentas para leituras da dança e para a composição coreográfica.

Nuno Bizarro, intérprete e coreógrafo. Nos anos 90 fundou a associação cultural Re.al e Lab. em Lisboa um lugar de apresentação de criações pluridisciplinares.Trabalha com diversos coreógrafos em vários países. Atualmente ensina e estuda o método Feldenkrais, em Paris.

> OBSERVATÓRIO CENOGRÁFICO

Durante este período de trabalho abordaremos diversas questões relacionadas ao espaço, utilizando o corpo, mas também outros meios (objetos, materiais, etc.) para construir cenografias simples,pensando o corpo como primeiro palco, que se desdobra no espaço,
desenhando uma infinidade de pontos de vista. Como o espaço age sobre mim e como posso eu agir sobre o espaço? O que é um enquadramento, fotográfico, cultural, oficial, político...? Sabemos que menos é menos, e que não precisamos de mais.

Johann Maheut é artista plástico, intérprete em suas próprias performances e colabora, nas artes cênicas, como cenógrafo ou assistente artístico. Ele cultiva um olhar singular sobre o mundo e procura oferecer este lugar particular aos espectadores em seu trabalho. Ele revira as situações e põe em abismo os espaços, visando revelar poeticamente e simplesmente o real.

> COMPOSIÇÃO EM MOVIMENTO

Esta pesquisa se concentrará nas bases físicas da imaginação. A partir dos sentidos fundamentais de percepção do corpo, exploraremos o movimento. Trabalharemos o peso, a direção e a relação tempo/espaço. Entre gestos e ações, nos deixaremos levar e observaremos nossa atenção. Atentos a diversos modos de composição, questionaremos a criação cênica. Através da construção de identidades, de percepções do mundo e de representações da realidade e da ficção, entraremos na coreografia. Cada gesto implicará outro, e assim não perderemos de vista as nossas decisões.

João Costa Lima iniciou sua formação em Recife e veio desenvolver no Centre National de Danse Contemporaine d´Angers, França. Atua em peças de teatro e dança em criações suas e em colaboração com outros artistas. Em seu trabalho procura refletir sobre as ações em situação de representação, através de um viés poético e político.

O Atelier de Criação é uma formação intensiva destinada a dançarinos, atores, estudantes ou profissionais, e demais interesados na exploração do corpo e das artes performativas.

Um comentário:

  1. esses dias em que estive presente na Oficina com o Nuno Bizarro,pude experimentar diversas formas de me relacionar com o meu corpo através de movimentos que a olho nu parecem estáticos contudo são de uma inteireza sem tamanho, ao menos para mim.faltam alguns dias para acabar esse processo e quero aproveitá-los como a um tesouro que tenho em minhas mãos.Paula

    ResponderExcluir