sábado, 17 de outubro de 2009

Estreou!


Nesta terça feira “A Vida Enorme/épisode 1” estreou no Recife, inaugurando o projeto Articulações com o pé direito e o esquerdo, as mãos, a coluna, os olhos, a imaginação e tudo que nos compõe.

Com o Teatro Hermilo Borba Filho lotado, o público acompanhou a peça com a atenção profunda, testemunhando um acontecimento tão simples quanto direto. Ali, a platéia foi convidada a compor narrativas, nesta peça ousada eram os espectadores que liam e escreviam suas histórias.

Alguns comentários sobre a obra incluíam o inusitado de se ver dança sem música, outros ressaltaram o erotismo e a sensualidade do encontro entre os corpos. Também houve quem se incomodasse com os textos em francês, assim como outros revelaram interesse pelo som e pela palavra muito além da significação direta dos textos. Certas pessoas comentaram que a estruturação e isolamento dos elementos cênicos oferecia uma materialidade bastante viva, carnal, ou seja, o som, as palavras, a luz, o espaço, passando pelos corpos, assumiam presenças com contornos bem definidos.

Nesta peça, as opiniões foram variadas, sempre a partir de uma forte relação entre palco e platéia. Aqui, a partilha se fez realidade.

..............................................................................................


Jornal do Commercio - Caderno C
Publicado em 13.10.2009

» DANÇA

Articulações valoriza arte performática

Experiências de artes perfomáticas, realizadas tanto em Pernambuco quanto na França, se encontram durante o mês de outubro com a realização do projeto Articulações – Corps en Temps. O objetivo do evento, que está incluído na programação do Ano da França no Brasil, é promover um fórum de intercâmbio e formação em artes cênicas no Recife. A programação começa hoje, com o espetáculo A vida enorme/Épisode 1, e continua durante o mês com oficinas e uma conferência com a professora Isabelle Launay (FRA).
O dueto A vida enorme/Épisode 1, de Emmanuelle Huynh, com Catherine Legrand e Nuno Bizzaro, será apresentado às 21h, no Teatro Hermilo Borba Filho (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife). O espetáculo foi idealizado como um filme, no qual a trilha sonora e a imagem são apresentadas uma após a outra. Na primeira parte, que corresponde à trilha sonora, um homem e uma mulher dialogam através de poemas do português Herberto Lerder. No segundo trecho, o casal inscreve sua presença sobre o palco em percurso autônomos. A apresentação também faz parte da programação antecipada do 14º Festival Internacional de Dança do Recife. Ingresso a R$ 5.

“A vida enorme é um espetáculo bem sofisticado, que utiliza elementos da performance, som, luz e os corpos no espaço de uma maneira bastante direta. É uma instalação em movimento, nas palavras da criadora”, afirma o idealizador e coordenador do Articulações, João Costa Lima.

A concepção do evento pode ser relacionada à formação que Costa Lima experimentou na Europa, após diversas atividades em teatro e dança no Recife. Em 2006, ele integrou o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança, em Lisboa, e em 2008 conclui a Formação Essais, no Centre National de Danse Contemporaine d’Angers (na França). “Tive formação bastante interdisciplinar, com dança, teatro e performance. Desde então venho pensando em trazer isso ao Recife”, diz Costa Lima, que reside em Barcelona e desenvolve um projeto de pesquisa coreográfica aprovado pelo Rumos Itaú Cultural Dança 2009.

Tenho interesse em trabalhar com um grupo heterogêneo dentro do estúdio e também de proporcionar à cidade, não só ao público especializado, um momento de reflexão e deleite estético”, diz o pesquisador. O estúdio a que ele se refere está relacionado a outra atividade do Articulações: o Atelier de Criação, uma formação intensiva e gratuita para dançarinos e atores e demais interessados nas artes performáticas.

Serão três oficinas, que acontecem no Compassos Estúdio de Danças. Uma delas é a Aproximação ao Método Feldenkrais e Improvisação, com o intérprete e coreógrafo português Nuno Bizarro. O artista plástico e cenógrafo, além de intérprete nas próprias performances, Johann Maheut ministra a oficina Observatório cenográfico. A terceira é Composição em movimento, na qual João Costa Lima trabalhará o movimento a partir dos sentidos fundamentais de percepção do corpo.

No próximo dia 31, o Articulações promove uma conferência com Isabelle Launay, que é co-diretora do Departamento de Dança da Universidade de Paris 8 Saint Denis (França).

Nenhum comentário:

Postar um comentário