sábado, 31 de outubro de 2009

> De que a dança contemporânea é contemporânea?

E depois de 3 semanas intensas de experimentações e apresentação de espetáculo, Articulações - Corps en Temps encerra hoje, com a conferência de Isabelle Launay "De que a dança contemporânea é contemporânea?", propondo questões sobre a contemporâneidade, contextualizando a prática artística no cerne da vida cotidiana, através de um olhar político, sociológico, econômico, cultural antes de tudo. Nada melhor para um encerramento do que reflexões que provoquem continuidade, desafiando a idéia de conclusão, continuamos em Articulações.

"É certo que vivemos hoje em dia em 2009, somos nós, no entanto, contemporâneos das mesmas coisas? Se olharmos mais de perto, apesar da circulação globalizada dos gestos em dança, nós não somos todos contemporâneos das mesmas realidades.

Nós evocaremos como, no contexto francês, o campo coreográfico organiza a sua contemporaneidade econômica, pedagógica, estética. De início, como ele se adapta, não sem dificuldades e resistências, a uma política cultural liberal (a economia dos projetos coreográficos seria contemporânea às lógicas de mercado?);

Em seguida, como ele se esforça para construir uma convergência entre lógicas de criações contemporâneas e lógicas de formações em dança (a escola de dança é contemporânea aos projetos de criação? E como ela reinventa seus clássicos?). Enfim, como a presença do dançarino em cena é testemunha dos conflitos, das relações de força, impasses e prazeres do nosso hoje em dia? Que gestos ela privilegia e que gestos ela exclui?

Estas são algumas hipóteses a partilhar, seguidas de um debate com os participantes."


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Isabelle Launay, professora doutora e co-diretora do departamento
de dança da Universidade de Paris 8 Saint Denis (França). Autora dos livros "À La Recherche d’une Danse Moderne", "Entretenir: a Propos D'une Danse Contemporaine" co-escrito com Boris Charmatz e "Danse
et utopie", entre diversos outros artigos publicados em revistas especializadas.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conferência em português.

Local: Aliança Francesa, Rua Amaro Bezerra 466 Derby.
Horário: 17h


*Ação desenvolvida em parceria com o 14º Festival Internacional de Dança do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário